FANDOM

Os itens podem ser comprados, recolhidos e usados pelo protagonista durante todo o jogo. Eles podem ser armazenados em Caixas Dimensionais e vendidos na Loja Tem em Vila Temmie

Monster Candy

A "Sala do Doce" é onde encontramos um dos primeiros itens do jogo: o Doce Monstro (consumível)

Algumas armas e armaduras vêm em "conjuntos" (bandana + luva, tutu + sapatos de balé), sinalizando sobre os outros humanos que caiu como o protagonista fez, seus pertences agora espalhados. A batalha com Photoshop Flowey exibe itens que são tematicamente semelhantes a estes conjuntos durante a interferência das almas (facas, luvas, sapatos de balé, caderno, frigideira, pistola).

Armas

BatalhacomFroggit

Ataques em Undertale

As armas são itens propriamente úteis para atacar monstros com mais dano ou efetividade, sendo de 9 tipos diferentes.

Algumas armas causam mais dano que outras. Essas que dão menos dano, costumam dar algum bônus.

Armaduras

As armaduras são itens que complementam as armas, sendo normalmente úteis defensivamente.

Essas, diferente das armas, ajudam no combate recebendo menos dano dos ataques inimigos. Porém, assim como as armas, algumas dão efeitos extras como passar mais tempo invencivel ao levar dano, etc.

Consumíveis

Os itens consumíveis são encontrados apenas em algumas salas específicas ou podem ser vendidos em lojas ao longo do mapa. No decorrer das rotas, itens diferentes podem ser encontrados, de maior, igual ou menor efeito no jogador.