FANDOM

Projetado e criado por Alphys, essa forma de Mettaton é apresentada na Rota Neutra e na Rota Pacifista.

Quando o interruptor em suas costas na forma comum ter sido ativado, ele pensa que Frisk está desejando ver o seu novo corpo, e como "recompensa" dá ao jogador o direito de ter seus últimos minutos de vida o observando e podendo admirá-lo.

O design do robô é completamente refeito, obtendo um aspecto mais humanoide, com um cabelo médio de cor preta cobrindo um dos olhos, pele pálida e braços terminando com luvas. No seu peitoral, há acompanhado de um botão e algo que supostamente é um alto falante. Possui um cinto e uma espécie de ombreira de coloração negra, além de calça legging negra e saltos-alto rosas. Em seu núcleo, é guardado um coração rosa, que é seu ponto fraco.

Batalha

Dependendo das atitudes do jogador, a audiência aumenta ou diminui. Na luta, o jogador tem as opções de "se gabar" (aumentando a audiência ou perdendo-a caso leve dano), "posar" (apenas aumentando-a gradativamente), "esnobar" ou "checar". Em certo momento, é possível responder a Mettaton o que o jogador mais gosta nele. Caso dê uma resposta simples, como "o cabelo" ou "os olhos", o robô ficará lisonjeado. As respostas de Mettaton variam dependendo da resposta do jogador. Logo após, salvará sua redação para uso futuro.

É importante ressaltar que, durante a batalha, a ALMA do jogador se torna amarela (poder da justiça), assim tendo a habilidade de "atacar" como uma espécie de pistola. Mettaton ataca com dinamites, minirobôs que atiram corações e até mesmo dando "replay", para que o jogador repita os desafios de cada rodada. Durante a luta, o objetivo é aumentar a audiência até um nível de 10.000 telespectadores. Quando esse nível é atingido, a batalha é finalizada e Mettaton é poupado.

A Ligação

Mettaton inicia o marco para ligações ao vivo. O primeiro a ser atendido na linha é Napstablook, que fica chateado ao saber que é o último episódio, e afirma que o programa alegra sua vida "vicariamente". Em seguida, ele decide atender mais ligações.

"Tem um vazio em formato de Mettaton em meu coração em formato de Mettaton."
- Ligação de um fanático fã de Mettaton

Enfim, após entender que seria melhor ficar no subsolo, Mettaton compreende que, apesar do mundo humano ter seus ídolos e estrelas, os monstros só tem a ele, e caso fosse embora, o subsolo perderia seu brilho, além de concluir que o protagonista já é forte o suficiente para passar por Asgore e proteger a humanidade. Portanto, o programa ainda não terá seu final no subsolo, o que foi adiado para o fim do jogo. Depois, Mettaton percebe que "o consumo de bateria nesta forma é ineficiente" e que em alguns momentos, a energia acabará. Após agradecer a audiência, o programa acaba.

Assim que o episódio se encerra Alphys aparece e, depois de perceber que Mettaton apenas está sem bateria, fica com ele (possivelmente para conferir o estado do mecanismo). Depois, só é possível encontrar Mettaton no final da Rota Pacifista, e depois, nos créditos.

Curiosidades

  • O personagem que oferece dinheiro para Muffet em troca da alma de Frisk, é na verdade, Mettaton.
  • Caso apenas Mettaton seja morto na rota neutra, a ligação de Sans no final indica que Alphys desapareceu, e Undyne culpa o jogador, decidindo expandir a guarda real para poder caçá-lo quando saírem do subsolo.
  • Quando o jogador conversa com os outros personagens no fim da Rota Pacifista Verdadeira, ao interagir com Mettaton EX, que teve seu corpo consertado por Alphys, este revela que percebeu o quanto é melhor dividir o palco com os outros, e forma uma banda com Shyrena como vocal de apoio e Napstablook como DJ.
  • Também na Rota Pacifista, Mettaton pergunta a Frisk quais produtos os humanos se interessariam em comprar: Broches, Adesivos, CDs, Pôsteres, Camisetas, Sunguinhas ou Bonecos de Pelúcia da Toriel (todos com seu rosto). Porém, não foi providenciada uma escolha de sim ou não, e ele apenas decide por ele mesmo.
  • Ao contrário do que muitos pensam,Mettaton não fica em sua forma EX no final da Rota Pacifista,pois como visto nos créditos,ele se apresenta com sua forma normal,porém com as pernas de sua forma EX ao invés de sua roda.