A Rota Genocida é o caminho onde o jogador decide matar todos os monstros. É caracterizada pela luta contra Sans, considerada a mais difícil do jogo pelos jogadores. A Rota Genocida se inicia com a decisão de matar o Boboneco e Froggit. Quando o jogador escolhe essa rota ele tem um número determinado de monstros para matar.

Histórias Mudadas

A dificuldade do jogo é diminuída no inicio, na parte da batalha com Toriel ela morre com Hit Kill, logo depois você sai das Ruínas. É necessário matar 20 monstros para se conseguir esse final.

Em Snowdin, a cidade fica completamente deserta com exceção de Papyrus e Sans que fazem as armadilhas, mas o protagonista não se interessa por elas. Papyrus desafia Frisk e tem o mesmo destino que Toriel, ou seja, é morto. Sans se irrita e decide se vingar do irmão no fim de sua jornada. É necessário matar 16 monstros para se conseguir o final.

Na Cachoeira você encontra Monstrinho no meio do caminho e ele age igual a Rota Pacifista, acompanhando Frisk. No final ele descobre que o personagem é um humano e te desafia. Você ataca, mas Undyne entra na frente e recebe o golpe. Ela fica prestes a morrer, mas ela consegue resistir ao pensar em seus amigos, e ela se torna Undyne a Imortal. Você tem que desviar das setas e atacar ela. Depois de alguns ataques você consegue derrotá-la, então ela descobre que o poder novo dela não é páreo para sua determinação, mas ela morre sabendo que Alphys evacuou Teraquente e sabe que os monstros estão a salvo. É necessário matar 18 monstros para se conseguir o final.

Ao chegar em Teraquente, Frisk vai para o laboratório de Alphys. Lá eles encontram Mettaton que foge com medo de morrer. Frisk segue o mesmo caminho da Rota Pacifista só que sem os quebra-cabeças. No meio do caminho os Guardas Reais atacam e são mortos facilmente. Quando Muffet ataca, suas falas são as mesmas da Rota Neutra e da Pacifista. Ela morre e uma aranha deixa uma flor no local em que ela morreu. O personagem segue para o Recanto MTT, o único monstro é o Atendente da Lanchonete, pois Alphys evacuou o resto. Então Frisk segue para o Núcleo (CORE). É necessário matar 40 monstros contando com o Núcleo.

No Núcleo (CORE), a chance de aparecer monstros é bem maior. Por isso é necessário matar 40 monstros. O caminho é o mesmo - Mettaton aparece e decide atacar com medo que ele mate seus fãs. Ele se transforma em Mettaton NEO mas morre facilmente.

Depois o protagonista vai em direção ao Castelo. Flowey te recebe confundindo você com Chara. Ele conta de como foi sua experiência ao se tornar uma flor e que ele não tinha emoções, depois Frisk se encontra com Sans que quer vingar a morte do irmão. Os ataques deles são considerados os mais difíceis porem seguem um padrão, o ataque final dele é o especial onde ele não ataca nada e ambos ficam presos no jogo para sempre, ele acaba se cansando e Frisk aproveita e o mata. Logo depois Frisk encontra Asgore e o mata com a ajuda de Flowey, ela estava muito assustada com medo de morrer e isso acontece.

No Final da Rota Genocida Chara aparece e diz que quando o personagem Ganhava Ouro, EXP, Love, HP toda a sensação era ela, depois ela pergunta se você quer apagar, se escolher que sim, ela apaga, se escolher que não ela diz que você não tem opção e então te dá um jumpscare com uma cara aterrorizante, até que acontece o mesmo que ele escolher que sim, ou seja, ela te dá um "ataque" e a tela fica cheia de 9s. Caso o jogador desejar voltar Chara irá pedir sua alma em troca do Reset.